Na manhã desta terça-feira (29), a UNINGÁ celebrou um marco para a pesquisa e inovação no agronegócio brasileiro com a inauguração do primeiro Centro de Pesquisa Agrícola da Ideagro no Brasil. A empresa espanhola, referência internacional em inovação tecnológica e soluções sustentáveis para o agronegócio, contou com o apoio institucional para a expansão da gigante americana, Alltech Crop Science, e escolheu a Instituição por ser um catalisador de transformação e um terreno fértil para ideias revolucionárias, com uma visão audaciosa para transformar a agricultura global.
Instalada nas dependências da UNINGÁ (Bloco A), o Laboratório de Saúde de Solo será voltado ao uso de técnicas moleculares avançadas, com foco na detecção precisa e eficaz de microrganismos, que beneficiará produtores, empresas e a sociedade ao proporcionar uma análise mais avançada e confiável da saúde ambiental.
“Este centro representa mais do que um espaço de pesquisa, é um ponto de convergência entre ciência, tecnologia e as necessidades do agronegócio. Nossos alunos terão a oportunidade de vivenciar o futuro da agricultura em um ambiente de aprendizado único; onde conhecimento e oportunidade se encontram para gerar impacto real”, afirmou em discurso a Pró-reitora da Instituição, Gisele Colombari.
A UNINGÁ se orgulha de ser a sede deste ambiente de pesquisa que, com visão, audácia e compromisso, abrirá novas fronteiras com práticas que impulsionam a sustentabilidade, inovação e o aproveitamento máximo das tecnologias emergentes.
“Estamos certos de que este ambiente se tornará o coração pulsante de novas ideias que redefinirão o futuro da agricultura, promovendo uma evolução mais equilibrada e inteligente”, comemorou o Presidente e CEO da Alltech, Mark Lyons. A inauguração contou ainda com a presença do Vice-Presidente da Alltech para a América Latina, Paulo Rigolin; Diretor Comercial da Alltech Crop Science, Guilherme Bavia; além do CEO da Ideagro, Pedro Palazon, Doutora Mayra Soares e equipe.
Representando a UNINGÁ, o Coordenador do Curso de Agronomia, Arney Ecker, comemorou o avanço institucional que trará novas oportunidades, especialmente com o programa de intercâmbio internacional “estamos plantando hoje as sementes de um futuro sem fronteiras para nossos estudantes – experiências no exterior que vão transformar conhecimento em prática e abrir novos caminhos.”
Dentre autoridades, a Instituição celebrou a presença do prefeito, Silvio Barros, e representantes da imprensa. O encontro foi finalizado com palestra técnica abordando o tema “O Poder Oculto do Solo: Benefícios de um Solo Supressivo”, realizada pelo Professor José Antônio; referência internacional no assunto. Sua apresentação não apenas aprofundou os conhecimentos sobre os mistérios e os poderes do solo, mas também despertou uma nova percepção sobre sua importância vital para o futuro sustentável do agronegócio; deixando todos os presentes satisfeitos e empolgados com o início desta nova jornada.