Nesta terça-feira, 29, a Uningá deu início ao 15º Seminário de Estudos do Lazer (SEL), promovido em parceria com o curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A programação do primeiro dia contou com oficinas práticas nas instalações esportivas do campus e palestra de abertura no Anfiteatro Anísio Teixeira.
Cada oficina proporcionou experiências e reflexões sobre o papel do lazer em diferentes grupos sociais, evidenciando a importância da inclusão, da saúde e da promoção do bem-estar por meio de atividades recreativas diversificadas.
Conforme a coordenadora do curso, Prof.ª Ma. Fernanda Gimenez Milani, “o Seminário de Estudos do Lazer é uma iniciativa que enriquece significativamente a formação acadêmica dos alunos, pois proporciona vivências práticas em modalidades esportivas não convencionais, ampliando o leque de possibilidades de atuação profissional do graduando em Educação Física da Uningá. Além disso, receber esse evento em parceria com a Universidade Estadual de Maringá é algo grandioso para nossa instituição, pois fortalece a interinstitucionalização e promove trocas riquíssimas entre ensino, pesquisa e extensão. Para os próximos dois dias, esperamos que os participantes aproveitem ao máximo essa imersão, construindo saberes que vão além da sala de aula”.
A palestra de abertura abordou o tema ‘O impacto das tecnologias no lazer’, com as professoras Dras. Gisele Miyoko Onuki (Unespar) e Aryelle Malheiros Caruzzo (UEM), tendo como mediador o Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel (UEM). O debate destacou como as inovações tecnológicas vêm transformando as formas de lazer, ampliando possibilidades e apresentando novos desafios para a sociedade contemporânea. O seminário prossegue até quinta-feira, 31, com apresentações científicas, sarau cultural e palestra de encerramento (confira a programação completa).
Participantes de diversas áreas, como Educação Física, Psicologia, Serviço Social, Turismo e Terapia Ocupacional, estão reunidos para compartilhar pesquisas, experiências e propor ações que valorizem o lazer como instrumento de transformação social e promoção da saúde.