Mulher na educação: conheça a nossa Pró-Reitora

Confira um pouco mais sobre a Pró-Reitora Profª, Me. Maria Albertina Nascimento que faz a diferença na Uningá.

09/03/2021 17h

Você sabia que nem sempre as mulheres tiveram acesso à educação? Pois é. No Brasil, por exemplo, até 1863, escola era coisa de homem. Quando as mulheres finalmente conseguiram colocar os pés em uma instituição de ensino, elas aprenderam sobre tarefas domésticas, obediência e comportamento.

Com um percurso de muitas lutas e silenciamentos, a mulher conquistou o direito à educação. Valorizamos essa trajetória. E, para a Uningá, é uma imensa honra e um enorme diferencial ter uma mulher à frente da Pró-reitoria. Então, conheça um pouco mais sobre a mulher que lança luz, conhecimento e sabedoria ao ensino da nossa Universidade.

A Profª Maria Albertina Nascimento está à frente da Pró-Reitoria Acadêmica da Uningá há 2 anos. Ela é Pedagoga e Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Com vasta experiência no campo da educação, Ma. Albertina acumula 9 anos de atuação na Educação Básica, e 35 anos de atuação no Ensino Superior.

Sua história não se restringe apenas à cidade de Maringá. Como Consultora, ela atuou e conheceu o Brasil de Norte a Sul, trabalhando com credenciamentos de novas instituições de ensino para a educação presencial e para a educação a distância. Bem se vê que suas contribuições ao ensino-aprendizagem são extensas e englobam várias áreas do saber.

Profª Maria Albertina Nascimento, queremos saber: como é trabalhar no Ensino Superior?

“Atuar na Educação superior me proporciona muitas alegrias! Metodologias ativas, projetos inovadores e ensino mediado por tecnologia, bem como, capacitação docente e educação continuada são alguns dos desafios enfrentados por quem almeja atuar na área educacional”.

Desafios esses que nossa Pró-Reitora eleva a um patamar de qualidade e referência de ensino. Seu olhar, sua experiência e sua paixão pela educação ressoam em nossa metodologia, no nosso corpo docente e na formação de excelência que nossos acadêmicos recebem.

Agente de transformação e tendo feito da educação a missão da sua vida, a Professora Ma. Albertina acrescenta:

“O ensino superior é a oportunidade para as pessoas que buscam sua realocação no mercado de trabalho e qualificação profissional. A missão é promover e ampliar o acesso ao ensino superior de qualidade”.

Nessa semana, em que o 8 de março ressoa para que possamos relembrar da luta e reafirmar nosso compromisso com os direitos humanos da mulher, deixamos registrado nosso carinho, admiração e privilégio de ter uma profissional como você no comando da nossa equipe, profª Ma. Albertina. Uma mulher de punho, coração, competência e excelência.