Comprometida com a formação cidadã e o desenvolvimento humano, a Uningá reforça o papel social ao incentivar debates e ações voltadas para temas de relevância coletiva. A instituição, por meio da Liga Acadêmica de Direito (Lead), promove uma roda de conversa sobre violência doméstica em alusão a campanha Agosto Lilás, movimento nacional dedicado ao enfrentamento e à prevenção da violência contra a mulher. O encontro será nesta quinta-feira, 14, às 18h30, no Anfiteatro Anísio Teixeira.
A roda de conversa será aberta a toda a comunidade, com entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e contará com a participação da titular da Delegacia da Mulher de Maringá, Dra. Polyana Vidal Porfirio, além de representantes da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Paraná. A psicóloga Eliane Maio também integrará o diálogo, trazendo uma abordagem voltada ao impacto psicológico da violência doméstica.
O Agosto Lilás tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de combater todas as formas de violência doméstica e familiar, além de divulgar os canais de denúncia e promover informações sobre prevenção e acolhimento. A campanha é inspirada na Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, e busca não apenas punir agressores, mas também fortalecer políticas públicas de proteção e garantir segurança para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A presidente da Lead e acadêmica do segundo ano do curso de Direito, Raissa Bacarin, destaca a importância da pauta. “Abordar o tema contribui para um ambiente acadêmico mais seguro, pois servirá como forma de alertar as mulheres sobre os sinais de violência doméstica, além de demonstrar os sinais de agressão e formas de prevenção”.
Serviço:
O que: Roda de conversa sobre violência doméstica
Quando: Quinta-feira, 14, às 18h30
Onde: Anfiteatro Anísio Teixeira