O curso de Educação Física do Centro Universitário dará início, neste domingo, 13, ao projeto ‘Caminha Uningá’, uma nova ação de incentivo à prática de hábitos saudáveis por meio da atividade física. A primeira edição terá início às 8h, com concentração no Parque do Ingá. A iniciativa acontecerá uma vez ao mês, de julho a novembro de 2025.
A caminhada reunirá um grupo de 30 pessoas idosas, que participam dos projetos de Natação e Pilates promovidos pela Instituição, além de 28 alunos do terceiro e quarto ano e professores do curso. A proposta é proporcionar um momento de integração, bem-estar e promoção da saúde.
De acordo com a coordenadora do curso, Prof.ª Ma. Fernanda Gimenez Milani, “o projeto ‘Caminha Uningá’ nasce com o propósito de aproximar a comunidade acadêmica da população em geral, incentivando práticas de autocuidado e a construção de uma rotina mais ativa. Queremos mostrar que o movimento é uma ferramenta poderosa para a saúde física e emocional de todos”.
A prática regular de atividades físicas, como a caminhada, é amplamente reconhecida por seus benefícios para o corpo e a mente. Além de auxiliar no controle da ansiedade, estresse e insônia, também contribui para a melhora do condicionamento físico, da circulação sanguínea e do humor, sendo uma aliada fundamental para a qualidade de vida.
O projeto ‘Caminha Uningá’ traduz um dos pilares de atuação da Instituição: tornar o aprendizado acessível, relevante e conectado à realidade.