A história de Flávia Rayane Alves Vichetti, aluna do 4º ano do curso de Agronomia da Uningá, inspira toda a comunidade acadêmica e reforça o compromisso da instituição com a formação de profissionais capazes de atuar com excelência no Brasil e no mundo. Aos 21 anos, a estagiária da Agro Uningá Consultoria protagonizou uma experiência internacional transformadora ao participar de um intercâmbio profissional de 30 dias na sede da Ideagro, em Múrcia, na Espanha, no mês de julho.
Primeira acadêmica da instituição a vivenciar esse tipo de estágio, por meio da parceria entre a Uningá e a Ideagro, Flávia definiu a experiência com uma palavra: inesquecível.
Desde os primeiros momentos na empresa espanhola, a estudante se impressionou com a estrutura de alto nível e com a atuação integrada e profissional da equipe. Em um ambiente técnico e colaborativo, teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos em metodologias de ponta, como as análises enzimáticas avançadas, e de conhecer rotinas laboratoriais altamente organizadas — que agora busca aplicar em parceria com a Ideagro Brasil, instalada no campus da instituição.
Levar o nome da Uningá para um novo cenário internacional foi, segundo Flávia, uma honra e uma grande responsabilidade. “Sabia que estava representando minha instituição e abrindo portas para outros colegas. Isso me motivou a dar sempre o meu melhor”, relata. Ao lembrar de sua trajetória, da cidade de Flórida até um dos centros de pesquisa mais respeitados da Europa, a jovem se emociona com o caminho percorrido e reconhece o papel essencial da família, dos professores e da base sólida construída ao longo da graduação.
O intercâmbio proporcionou um crescimento pessoal, destacando-se pela construção de autoconfiança, capacidade de adaptação e pelo aprimoramento da comunicação em um contexto multicultural. “Foi um processo de amadurecimento que me tirou da zona de conforto e me mostrou o quanto sou capaz”, afirma.
A preparação para esse desafio foi construída ao longo dos anos na graduação, por meio de uma formação teórica robusta, vivências práticas consistentes e apoio incondicional da instituição, por meio do curso de Agronomia. Como legado, Flávia espera ter deixado uma mensagem clara aos demais estudantes: “Quero que outros colegas vejam que é possível sonhar alto e conquistar espaços que muitas vezes parecem distantes. Minha trajetória é a prova de que vale a pena acreditar e se dedicar”, conclui.