5 dicas incríveis que te ajudarão a estudar para o mestrado

Confira as melhores dicas que te ajudarão a estudar para o mestrado.

25/01/2021 14h

Já pensou em fazer mestrado, mas sempre adia por não saber por onde começar? Calma! Afinal estamos falando sobre o seu futuro profissional e é normal que surjam dúvidas e receios. Por isso, selecionamos as melhores dicas que te ajudarão a criar um cronograma de estudo. Confira, enriqueça seu currículo e seja destaque no mercado de trabalho.

Dica 1: conheça o edital do programa de mestrado pretendido

É o famoso ditado: “Comece pelo começo”. Quando você dá o primeiro passo, os passos subsequentes ficam mais claros. Leia atentamente o edital do programa de mestrado pretendido. Preste atenção nas regras, nas datas e, principalmente, na forma da prova. Verifique se o projeto de pesquisa precisa ser entregue antes da aprovação ou depois.  Assim, você saberá quais os pontos mais relevantes que merecem o foco da sua atenção.

Dica 2: tenha em mãos as referências bibliográficas sugeridas para a realização da prova

O edital sempre será o seu principal guia. Providencie as referências bibliográficas sugeridas, pois são elas que nortearão seu estudo. Pode ser livro físico ou a versão digital – escolha o formato que te deixa mais a vontade. Se escolher o formato digital, no momento de estudo, desligue as redes sociais para não se dispersar.

Dica 3: organize seus horários e não deixe para estudar na última hora

A disciplina será sua maior motivação. Você tem um objetivo e para conquistá-lo é preciso empenho e dedicação. Escolha seu lugar de estudo e mantenha-o sempre organizado. Faça uma planilha  com todos os seus horários livres. Dê prioridade para os assuntos que você tem mais dificuldade. Não procrastine! Mesmo se estiver desanimado, foque no seu objetivo. Mas lembre-se que o descanso também é muito importante para a aprendizagem. Reserve um tempo para você.

Dica 4: inclua o teste de proficiência em Língua Estrangeira no  cronograma de estudo

Pouco adianta arrasar na entrevista, porém ir muito mal no teste de proficiência em Língua Estrangeira. Mas calma! A proficiência não é nenhum bicho de sete cabeças! Se achar necessário, agende algumas aulas particulares voltadas especificamente para esse tipo de prova. Não se preocupe com sua pronúncia ou vergonha de falar algo errado, os testes de proficiência envolvem as habilidades de leitura e interpretação de texto. Então, pratique! Faça e refaça exercícios.

Dica 5: pense no projeto de pesquisa

Você não precisa ter o projeto totalmente pronto na sua cabeça, durante o processo de estudo, novas ideias surgirão. No entanto, pergunte-se: o que eu quero estudar? Por que eu quero estudar? Qual a contribuição da minha pesquisa? A partir disso, comece a rascunhar, anotar ideias e a conversar com professores que pesquisam na área pretendida. Ter um objetivo bem delineado é fundamental para a etapa de entrevista.

Agora é com você!

Chegou o momento de colocar em prática todas as dicas! Seja resiliente. Investir tempo e dinheiro em um mestrado é plantar hoje para colher amanhã. O mercado de trabalho está de portas abertas aos profissionais que buscam qualificações. Seja o diferencial.

Conheça o mestrado em odontologia da Uningá

O Mestrado Profissional em Odontologia tem por objetivo formar profissionais críticos e reflexivos, com perfil de liderança e capacidade de desenvolver projetos que visem a inovação de técnicas e procedimentos, nas áreas de Ortodontia, Prótese Dentária e Implantodontia utilizando a interface multidisciplinar, de modo a agregar conhecimentos de outras áreas da Odontologia, aplicáveis às necessidades da sociedade.

Esta formação implica na habilidade de profissionais que gerem novos conhecimentos, capazes de produzir inovação de materiais, técnicas, processos e protocolos de modo a orientar, melhorar e estruturar a prática laboral diária de profissionais de Odontologia e da população em geral.

Para mais informações, clique aqui.