2º ano de Agronomia da UNINGÁ finaliza trabalhos com diferentes híbridos de milho

O trabalho avaliou o desenvolvimento agronômico de diferentes híbridos em diferentes épocas de semeadura do milho, no Núcleo de Agronomia Experimental (NAE) da instituição.

14/08/2019 16h

Acadêmicos do 2º ano de Agronomia da UNINGÁ, finalizaram na última semana, um trabalho de avaliação de desenvolvimento agronômico de diferentes híbridos em diferentes épocas de semeadura do milho, no Núcleo de Agronomia Experimental (NAE) da instituição, com auxílio dos membros da Agro Uningá Consultoria.  

O Curso de Agronomia busca constantemente dar oportunidades aos acadêmicos no desenvolvimento de trabalhos práticos voltados ao agronegócio. Na ocasião, os acadêmicos optaram pelo uso de híbridos da empresa DEKALB. Com o planejamento a equipe realizou a divisão de campo e o desenvolvimento do croqui da área. O plantio foi realizado no dia 30/03/2019 junto ao NAE, o qual ocorreu com o uso de matracas (manualmente), com duas sementes por cova. Em seguida foram realizadas aplicações para o controle de pragas e ervas daninhas e, em poucos dias o raleio da área. 

As avaliações começaram após o pendoamento das espigas e ao longo dos trabalhos foram observados no campo a presença da cigarrinha (Dalbulus maidis). Esta praga é vetora do vírus do rayado fino e dois milicutes, o qual ocasionam o enfezamento pálido e enfezamento vermelho no milho. O seu controle é feito através do uso de inseticidas, mas como a doença já tinha se instalado no campo não havia mais forma de manejo. Isso prejudicou o desenvolvimento da planta e consequentemente o enchimento de grãos o qual impossibilitou a realização da segunda e última avaliação. 

Devido ao plantio ser ao lado do campo de girassóis também foram encontrados problemas com a presença de maritacas, nas quais se alimentaram com os grãos de milho. A última etapa do experimento foi a colheita que foi realizada no dia 10/08/2018. equipe informa que será realizado a repetição do projeto outra época de semeadura para a comparação de resultados. 

O Núcleo de Agronomia Experimental (NAE) da UNINGÁ tem desenvolvidos inúmeros projetos como defesas de trabalhos de conclusão de curso, dissertação de Mestrado e tese de Doutorado, com o apoio da coordenação do curso de agronomia e corpo docente. 

Parabenizamos a todos envolvidos no projeto, reiterando a necessidade da busca constante pelo conhecimento científico. 

Últimas Notícias | Ver todas >

Revistas científicas da Uningá estão com chamadas abertas para artigos

Pesquisadores têm oportunidade de publicar trabalhos com ampla indexação nacional e internacional

Da Uningá para a Espanha: Flávia Vichetti realiza intercâmbio que marca a história do curso de Agronomia

Experiência internacional inaugura novos caminhos para estudantes e reforça o compromisso da Uningá com a formação global

Bioética Clínica é tema de ciclo formativo para acadêmicos de Medicina, com encontros entre agosto e outubro

Estudantes irão analisar situações desafiadoras da rotina clínica sob diferentes perspectivas profissionais

Uningá recebe Olimpíadas Nobel 2025 entre 4 e 6 de agosto com vasta programação esportiva

Programação diversificada acontece no Ginásio de Esportes, quadras externas, campo de futebol e pista de atletismo do campus

Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.