Público-alvo: Cirurgião-dentista
Mundo do trabalho: O curso justifica-se pela necessidade de uma educação continuada, permitindo a atualização de avanços tecnológicos, novas técnicas e materiais aplicados ao tratamento endodôntico, assim como o aprimoramento e a
aplicação clínica destas inovações.
Objetivo geral: A Especialização em Endodontia visa o aprofundamento do conhecimento na área, para a prevenção, diagnóstico e tratamento avançado da polpa dentária e dos tecidos periapicais, refletindo o compromisso com a excelência profissional e a saúde do paciente.
Objetivos específicos:
- Conhecer e utilizar de maneira eficaz as novas tecnologias para o diagnóstico e tratamento endodôntico, como a radiografia digital, o ultrassom, microscópio operatório, laser de baixa potência, instrumentos reciprocantes e sistemas de obturação termoplastificada.
- Aprofundar o conhecimento teórico no estudo detalhado da anatomia interna dos dentes e variações anatômicas que influenciam nos tratamentos endodônticos, além da compreensão das doenças pulpares e periapicais.
- Estimular a prevenção e manutenção da saúde pulpar, evitando tratamentos endodônticos desnecessários, atuando nos casos de polpa vital de forma conservadora.
- Ampliar o conhecimento sobre diagnóstico diferencial de doenças endodônticas e diferentes causas não endodônticas, além desta dor, poder estar associada a outras áreas profissionais.
- Aprimorar a prática clínica, executando procedimentos endodônticos de forma eficaz e segura, para diminuir riscos e complicações, além de resolver casos complexos com precisão.
- Estimular a pesquisa e a busca do conhecimento na área de Endodontia, promovendo o avanço científico e técnico, mediante literatura científica e Congressos de Endodontia.
- Incentivar o atendimento integrado com outras áreas da Odontologia, a fim de oferecer um tratamento integral ao paciente. Defender a ética e o compromisso profissional, no uso da biossegurança em todos os procedimentos clínicos, visando assegurar a saúde do paciente.
