A Fonoaudiologia já é vista como uma das profissões do futuro, pois se preocupa com a melhora da qualidade de vida do ser humano; o fonoaudiólogo trata os aspectos relacionados à linguagem, audição, voz e funções do sistema estomatognático como respiração, deglutição e mastigação. O curso de graduação em Fonoaudiologia da Uningá forma profissionais com atuação generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos e capacitados para desenvolver suas atividades nas áreas de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento. Ao obter a graduação de bacharel, o profissional pode optar por trabalhar sozinho ou em equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, médicos, dentistas e outros profissionais.
O fonoaudiólogo pode atuar em clínicas e consultórios públicos, privados e filantrópicos, bem como em hospitais, maternidades, empresas, escolas, atendimentos domiciliares, asilos, dentre outros; a orientação de pais e professores prestando consultoria e assessoria à equipe pedagógica na área da educação também faz parte do escopo de atuação do fonoaudiólogo. Na fonoaudiologia, a realização de exames ocupacionais vocais e audiológicos em fábricas e indústrias, ou ainda o trabalho com profissionais da voz cantada e voz falada (atores, repórteres, dubladores e professores), assim como em empresas trabalhando a comunicação empresarial ampliam a atuação profissional.
Mais recentemente, há campo de atuação na estética facial ou ainda a realização de perícias técnicas e assessorias em casos de ações cíveis e criminais, além da possibilidade de atuação acadêmica como pesquisador científico. Outras áreas como Fonoaudiologia Neurofuncional, Neuropsicologia e Gerontologia já permitiram a ampliação da atuação fonoaudiológica em outras instâncias de competência; o aumento da população idosa e da demanda por ações que promovam o envelhecimento saudável, tem contribuído para ampliar o mercado profissional na área.
Essa é uma excelente escolha profissional para quem se importa com o outro e se preocupa com a boa comunicação; o Fonoaudiólogo egresso da UNINGÁ é um bacharel capacitado para o exercício profissional da (re)habilitação relacionada direta ou indiretamente à comunicação humana; é um profissional que visa à melhora da qualidade de vida do próximo. Assim, é instruído a aprender com criticidade, para detectar a necessidade do paciente e contextualizá-la com o conhecimento científico atual, visando sua aplicabilidade, primando pela inserção da prática profissional dentro do escopo da saúde pública e privada, prevenindo, avaliando e tratando os distúrbios da comunicação humana. Além disso, pode atuar em áreas administrativas, assessoria e consultoria.
O curso de bacharelado em Fonoaudiologia prima pelo desenvolvimento de ações distribuídas ao longo do curso, permitindo a interface real entre ensino, pesquisa e extensã; as grandes áreas da Fonoaudiologia são contempladas na matriz curricular nas disciplinas teóricas e práticas do curso, bem como as novas áreas existentes. A carga horária total do curso possui uma duração média de 3.500 horas, mais de 20% é composta por estágios obrigatórios, que serão realizados nos dois últimos anos de graduação; os estágios e as disciplinas práticas, bem como as provas, são presenciais, totalizando 30% de todo o curso.
Linhas de Pesquisa Estabelecidas nos Projetos Pedagógicos da Graduação
- Cuidado integral à pessoa com TEA (multidisciplinar).
- Gêneros e Sexualidades: um olhar multidisciplinar (multidisciplinar).
- Cuidados vocais com professores
- Triagem Fonoaudiológica para acadêmicos ingressantes
- Motricidade Orofacial e suas ramificações: da deglutição à estética.
- Intervenção fonoaudiológica no desenvolvimento global da pessoa com deficiência auditiva.
- Importância da Avaliação Audiológica para a qualidade de vida de uma pessoa.
- Importância da Fonoaudiologia na saúde do trabalhador.
Coordenadora Prof. Dra. Lidiane Sawasaki
http://lattes.cnpq.br/5031813705265316
Curso autorizado pelo MEC | Resolução CEPEX nº 010 de 26/08/2022